"Meus amigos são todos assim: metade loucura, outra metade santidade. Escolho-os não pela pele, mas pela pupila, que tem que ter brilho questionador e tonalidade inquietante. Escolho meus amigos pela cara lavada e pela alma exposta. Não quero só o ombro ou o colo, quero também sua maior alegria. Amigo que não ri junto, não sabe sofrer junto. Meus amigos são todos assim: metade bobeira, metade seriedade. Não quero risos previsíveis, nem choros piedosos. Quero amigos sérios, daqueles que fazem da realidade sua fonte de aprendizagem, mas lutam para que a fantasia não desapareça. Não quero amigos adultos, nem chatos. Quero-os metade infância e outra metade velhice. Crianças, para que não esqueçam o valor do vento no rosto, e velhos, para que nunca tenham pressa. Tenho amigos para saber quem eu sou, pois vendo-os loucos e santos, bobos e sérios, crianças e velhos, nunca me esquecerei de que a normalidade é uma ilusão imbecil e estéril" Fernado Pessoa
quarta-feira, 12 de outubro de 2011
Material Multimidiático
O material multimidiático tem um papel muito importante, pois possibilitam novas formas de comunicação, através de textos, sons e imagens, facilitando assim as relações sócias além da formação educativa dos educandos.
A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento
Com o avanço das tecnologias, o acesso a novas informações, se torna cada vez mais fácil. Isso implica na mudança de postura do educador, que deve visar a busca constante de aperfeiçoamento, para trazer à sala de aula, novas ferramentas que possibilitem uma aula mais atrativa e interessante.
É preciso ressaltar que a grande quantidade de informações trazidas pelos alunos para sala de aula, necessita ser organizada e filtrada, para que este conhecimento possa ser usado de forma que ajude no desenvolvimento do aluno.
Faz necessário despertar no aluno o interesse pela pesquisa, desenvolvendo assim o estudo investigativo, refletindo o passado, conhecendo o presente e buscando novas informações. Isso possibilita o amplo conhecimento de diferentes áreas·
O educador deve facilitar e ajudar os alunos a assimilar e transformar todas as informações em conhecimentos verdadeiros, onde juntos aprendam a aprender.
Contextualizando a mudança: da teoria à prática
Para ser um professor inovador devemos utilizar todas as tecnologias que temos ao nosso dispor.Assim conseguimos obter a mesma linguagem dos nossos educandos que fazem parte dessa geração informatizada.
Alem de utilizar os recursos disponíveis, temos que instigar o seu raciocínio para um diálogo aberto onde a turma troca informações transformando isso em conhecimento verdadeiro.
É muito importante que o professor promova o debate, sendo um elo de informações corretas, aproveitando o conhecimento empírico do aluno.
Gisele Amaral
Clacir Santin Fonseca
Quem sou eu como professor e aprendiz?
O professor em seu papel de educando deve buscar, ferramentas e formas para manter sua aula sempre produtiva e atualizada. Para que isso ocorra, é necessário que haja um interesse pela especialização constante. Nos dias de hoje, onde as descobertas são diárias e a tecnologia evolui com muita rapidez é muito importante que haja por parte do educando este tipo de consciência, para que se possa acompanhar esse avanço, levando esses novos conhecimentos para dentro da sala de aula, tornando a aula mais interessante.
Desta forma, vejo que como professora, devo ser sempre um aprendiz, estar constantemente em processo de aprendizagem, buscando cada vez mais novas informações.
Assinar:
Postagens (Atom)